Como parar de beber e vencer a dependência ?

Apesar de não ser uma doença provocada exclusivamente pelo consumo de bebidas alcoólicas, mais da metade das pessoas com cirrose a desenvolveram por conta do abuso de bebidas alcoólicas. Parar de beber pode ser um vício muito complicado.

A cirrose ataca o fígado, causando séria inflamação, deixando o órgão repleto de cicatrizes provocadas por ferimentos decorrentes do álcool.

Nesse estágio citado, os efeitos da doença podem ser tratados e deixam de evoluir para uma falência geral do fígado, sendo que, o paciente não pode tomar mais nenhuma gota de álcool.

Além da cirrose, o álcool pode causar um acúmulo de gordura no fígado (esteatose), a obesidade, a hepatite A, B e C.

Existem diversos estudos realizados que apontam o álcool como o principal vilão no assunto: acidentes de trânsito, agressões familiares e agressões de modo geral.

Em um estudo recente, estima-se que em 83% das agressões domésticas os agressores estavam embriagados. Devido às substâncias químicas, o álcool atrapalha a comunicação entre os neurônios.

Quando embriagado o indivíduo não tem plena consciência de suas ações. O indivíduo não consegue medir ou prever seus comportamentos, agindo consequentemente conforme os seus impulsos.

Depois de exagerar no consumo do álcool é comum que as pessoas contém histórias das quais você não se recorda, isso é a síndrome do blackout que devido a intoxicação alcoólica o indivíduo terá uma amnésia.

De acordo com os médicos a bebida atrapalha principalmente…

De acordo com médicos especialistas, a substância atrapalha a comunicação dos neurônios e o armazenamento de informações.

O alcoolismo possui algumas fases, a primeira é a adaptação que é quando a pessoa começa a beber para socializar e dessa forma ele pega gosto pela bebida.

A segunda fase é a tolerância, na qual o sistema nervoso se adapta completamente ao álcool e o sujeito não sente os efeitos da bebida, consequentemente ele terá que beber maiores doses para conseguir o mesmo efeito que tinha antes.

Contudo apresentamos diversos malefícios que o álcool traz a saúde, para recuperar o seu bem estar tente parar de beber. É difícil, não impossível.

One thought on “Como parar de beber e vencer a dependência ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *